Banner do topo
Logo
Imagem de capa da postagem
Gabrielle

Criação de conteúdos e gestão de redes sociais

Férias no Mediterrâneo: pode ser ruim para a saúde

O Mar Mediterrâneo, famoso por suas férias luxuosas na praia e deliciosas refeições de marisco, está cada vez mais poluído. De acordo com um relatório de julho de 2024 do WWF, mais de 87% do Mediterrâneo está contaminado com microplásticos, metais tóxicos e produtos químicos industriais.

 

Pontos Principais:

 

  • Extensão e Impacto: O Mediterrâneo, que se estende por 46.000 km de costa em 22 países, sofre com práticas ambientais desiguais. O Egito, Turquia e Itália são os maiores contribuintes para a poluição plástica.

 

  • Saúde e Meio Ambiente: A poluição afeta 150 milhões de residentes costeiros e 270 milhões de turistas anuais. Microplásticos são ingeridos através de peixes e frutos do mar, podendo causar doenças cardiovasculares.

 

  • Impacto na Vida Marinha: A forte poluição impacta negativamente a rica biodiversidade do Mediterrâneo, que abriga 7,5% da fauna marinha mundial. A pesca, uma indústria de 4,6 bilhões de euros, também está ameaçada.

 

  • Esforços de Redução: Embora haja melhorias na regulamentação, resultando em menos poluição química, o plástico ainda representa 95 a 100% dos resíduos marinhos flutuantes e 50% do lixo nos fundos marinhos.

 

A situação exige ação urgente para proteger tanto o meio ambiente quanto a saúde humana. Sem esforços significativos para reduzir a poluição, o paraíso do Mediterrâneo pode se tornar um pesadelo.

Tags:

#noticias #turismo #mediterraneo

Comentários (0)